10 motivos para ter DAMAS ADULTAS!

A tradição de convidar as melhores amigas para serem as damas de honra, vem da Idade Média. Naquela época, para confundirem os espíritos do mal e da inveja, elas entravam antes da noiva e se vestiam bem parecidas com ela, pois eram a proteção contra toda e qualquer energia negativa que tentasse se aproximar da noiva.  Este costume muito antigo manteve-se, principalmente na Europa e na America do Norte e, com algumas modificações, chegou e cativou as noivas do Brasil.   
Hoje são chamadas de Damas Adultas ou Demoiselles. Elas podem ser amigas da noiva ou parentes, como irmãs ou primas, levando pequenos buquês ou pétalas nas mãos para serem jogados antes da entrada da noiva, preparando o caminho dela. Elas não substituem as madrinhas, mas sim a daminha infantil, vêm para somar.


No cortejo, devem entrar após os padrinhos, de preferência em duplas, obedecendo a harmonia referente à altura, onde as mais baixas ficam a frente e as mais altas atrás. Daí o detalhe de convidar duas, quatro e no máximo seis. Dependendo da quantidade de padrinhos e do tamanho do espaço, as damas podem acomodar-se nos primeiros bancos - já devidamente reservados.


Quanto aos trajes, é muito importante a harmonia entre as damas, obedecendo a um mesmo padrão de cor unicamente ou tom sobre tom. Quanto ao modelo, dependerá do consenso entre elas podendo ou não ser iguais.



 

Quanto aos penteados, também não precisam ser iguais, dependem do estilo e da preferência de cada dama. Mas a ideia de usarem algo em comum nos cabelos é interessante, como um acessório ou flores.

Se esta na dúvida, seguem para você 10 motivos para ter DAMAS ADULTAS:


1) Só as damas adultas podem entender o sentido da amizade e manter esse laço para sempre;
2) só as damas adultas podem ajudar na organização do Chá de Panela, Chá de Bar, Chá de Lingerie e etc.
3) só com damas adultas você evita surpresinhas como: quando a criança, daminha,  não quer entrar ou quando ela resolve correr pelo corredor;;
4) só as damas adultas podem compor fotos tão bacanas e divertidas;
5) só as damas adultas guardam na memória a importância do papel que tiveram no seu casamento;
6) só as damas adultas podem ajudá-la a ir ao banheiro no dia da festa com aquele vestidão ENNNOOOORME... hehehe
7) Só as damas adultas podem ter a paciência para ouvi-la falar 30 horas por dia sobre casamento e ainda continuar gostando de você da mesma forma;
8) só as damas adultas podem fazer aqueles discursos lindos que a gente vê nos filmes;
9) só as damas adultas tem a capacidade de se meter a fazer danças malucas;

10) E, por último, só as damas adultas poderão receber aquele mimo que você vai dar, olhar e lembrar sempre do dia tão marcante da sua vida em que puderam participar como convidadas de “honra”!

Vou contar como será no meu casamento:


As damas adultas entrarão antes de mim, três de cada lado e se posicionarão no início do templo, não descerão pelo tapete, mas serão vistas por todos. Depois, vou entrar e cada uma me entregará o seu buquê, a última dará um laço lindo amarrando os buquês, que formará o meu. Em seguida meu pai me receberá e descerá comigo!

 P.S: Mandarei fazer dois buquês, um que usarei na entrada, formado com a junção dos buquês das minhas damas e depois da saída será desfeito voltando para suas donas, e outro idêntico, que será utilizado nas fotos! 

 Fonte: Textos retirados da Google e adaptados.

6 comentários

Sabrina Mix disse...

Ai, Lets, simplesmente A-MEI essa ideia do buquê. Que linda!

Beijos e sucesso!!!

Unknown disse...

Simplesmente amei, e se tivesse lido antes, eu ia fazer igual... :)
bjsss

Priscila Borges disse...

Muito lindo, não? E nesse caso os vestidos das demoiselles estão todos arrasando.

Casarei em Brasília disse...

Obrigada meninas,

E nada de copiarem a ideia do buquê! Depois que eu casar vcs podem a vontade.. O meu casamento será dia 04 de agosto de 2012.

Gabrielle S. Santana disse...

Como eu queria ter isso no meu casamento, acho tão lindo!!!
bjo:)

http://casamentoesimples.blogspot.com/

Priscilla Motta disse...

Olá Letícia
Amei o post!! Vou até repaginá-lo e criar um sobre esse tema pro Blog da Lívia também.

Só que como sou a madrinha, to pensando em como relacionar as Damas Adultas às madrinhas, que é uma característica cultural dos casamentos brasileiros.

Vou mostrar seu texto e as ideias pra Lívia, quem sabe ela não adere?!

Parabéns pelo excelente trabalho por aqui!!!!

Bjs,

http://cariocadaclaracasandoembsb.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...